Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

GALO NA BERLINDA! CRUZEIRO COM A MÃO NA VAGA!

COPAS LIBERTADORES E DO BRASIL

 

Atlético e Cruzeiro entram em campo nesta quarta-feira, em competições diferentes, porém com o mesmo objetivo de classificação. O Cruzeiro enfrenta o São Paulo, no Mineirão, às 19h30, com uma enorme vantagem debaixo do braço. Pode até perdeu por um gol de diferença, que estará classificado às oitavas-de-final da competição. Deu um passo gigantesco, ao derrotar o tricolor paulista por 2 a 0, no jogo de ida, semana passada, no Morumbi. Se mantiver o futebol de alto nível que apresentou naquela partida, não tenho dúvidas de que vai avançar e continuará sendo forte candidato ao título. Só não pode entrar para empatar, pois não é conveniente, principalmente, por jogar em casa, e ter o time mais qualificado que o adversário. O futebol é imprevisível, mas se jogar o futebol de alto nível, que vem apresentando, não tenho dúvidas de que o time azul vai garantir sua vaga.

Em Assunção, o Galo vai em busca da afirmação e de um futebol melhor que o praticado até aqui. O técnico, Roger Machado começa a ser questionado, por sua equipe mostrar futebol pobre, sem qualidade, tendo dificuldades contra adversários de terceira linha do futebol mundial. Vários jogadores estão rendendo abaixo do esperado, e o esquema tático do time não tem funcionado. Eu já sugeri o recuo de Robinho, para que arme as jogadas, pondo Fred e He-Man juntos, lá na frente. Não há mais espaço para Cazares e Otero, que jogam uma partida boa e dez ruins. Não aprovaram e acho difícil que aprovem daqui proa frente. O goleiro Victor também precisa voltar logo, e a necessidade de um zagueiro é iminente. Leo Silva, muito experiente e vencedor, já não tem a mesma condição física, por causa da idade avançada. Gabriel tem se mostrado fraco, para ser seu parceiro. O mesmo aconteceu com Felipe Santana. Roger terá de quebrar a cabeça para achar um zagueiro de qualidade, no mercado. O Atlético está num grupo fraquíssimo, e precisa mostrar qualidade para se classificar. Se mantiver esse futebol ruim, pode até avançar, mas, se pegar alguém mais qualificado nas oitavas-de-final, com certeza cairá.

Só espero que Roger Machado perceba que nesses quatro meses de trabalho a equipe só jogou bem contra times do interior mineiro. Nos dois clássicos contra o Cruzeiro, foi um fiasco, ao ponto de no primeiro jogo, não dar sequer um chute a gol, o que é preocupante. Fred tem 16 gols em 13 jogos, média excepcional. Porém, gola contra adversários fracos,, como o próprio Sport Boys, que vencia o Atlético, até que o artilheiro entrou em ação. Gosto de Fred e o vejo como grande atacante. Porém, precisa mostrar isso nos jogos contra equipes do tamanho do Galo. O presidente, Daniel Nepomuceno, investiu muito, trouxe quem Roger pediu, inclusive o inexpressivo, Marlone, mas, até aqui, nada feito. O time mais parece um bando em campo, sem a menor organização. Espero que nesta quarta-feira as coisas mudem, e para melhor. O Libertad é um adversário fraco, que nem de longe, tem uma história parecida com a do Galo. vencer e jogar bem, mesmo fora de casa, é obrigação do alvinegro mineiro.

Eu volto a qualquer momento aqui no blogs.uai.com.br/alterosanoataque. Um beijo no coração somente aos que são do bem.